Quando eu escolhi a África do Sul


No começo de 2013 eu decidi viajar, e decidi que não seria para um lugar convencional eu queria fugir do óbvio. Desse desejo veio a África do Sul. Comecei a me planejar para fazer trabalho voluntário em Janeiro de 2013 com férias planejadas para Outubro do mesmo ano.

10464158_768998596478613_8480965784047803490_n

Cape Point – África do Sul (Foto por: Dani)

Comecei decidindo pelos tipos de trabalho voluntário e como não consegui escolher apenas um, decidi por fazer duas semanas de trabalho com animais e duas semanas de trabalho com crianças. Decidi por fazer trabalho voluntário porque gosto dessa atividade e foi uma forma de melhorar meu inglês e fazer amigos, eu viajei sozinha para a África do Sul…mas não fiquei sozinha nem um dia. A minha idéia de começar pelo trabalho voluntário com animais veio da minha ingênua idéia de que nas duas primeiras semanas eu praticaria o meu inglês cuidando de animais e depois já estaria com o inglês mais afinado para cuidar de crianças o que seria mais difícil. Mal sabia eu que o inglês para cuidar dos leões iria ser muuuuito importante também rs (Conto essa história em outro post!)

Enfim, comecei pesquisando por agencias aqui do Brasil e a primeira agencia que eu encontrei foi a CI Intercâmbios, fiz um orçamento lá e achei o valor muito alto e por isso comecei a pesquisar na internet até que pelo facebook eu encontrei um grupo chamado “Brasileiros na África do Sul”. Nesse grupo eu escrevi que gostaria de ir para lá e que estava achando os preços muito altos pelas agencias do Brasil. Nisso duas agencias situada na Africa do Sul entraram em contato comigo. Ambas as agencias tinham representantes brasileiras, e dentro das negociações acabei fechando com a Southern Ambition Africa. O preço para um mês considerando os dois projetos saiu por quase 50% dos orçamentos por agencias no Brasil.

DÚVIDA CRUEL

Eu comecei a conversar com a Sílvia que trabalhava na Southern Ambition na época e que hoje é uma grande amiga (BFF), por coincidência fui a sua primeira cliente! Como a agencia ficava situada em outro continente à forma de pagamento precisava ser por transferência bancaria. Daí veio minha dúvida cruel: e se fosse um golpe? Mas conversando com a Sílvia ela me adicionou no facebook pra que eu pudesse ver que ela era boa pessoa haha (foram as palavras que ela usou), também conversei pelo facebook com duas meninas brasileiras que haviam viajado por essa agencia, e tive referencias muito boas!

No final das contas deu TUDO certo, mais certo impossível. A agencia era ótima, tive todo o suporte necessário, ganhei um celular para usar lá, eles me buscavam no aeroporto/rodoviária, o Moses dono da agencia me levou com uma amiga israelense que eu conheci em Port Elizabeth no projeto com animais para passear por lugares incríveis de Cape Town.  Morei em uma casa imensa e fantástica em Cape Town onde eu podia ir a pé para uma montanha próxima ver o nascer do sol, e nessa casa a própria Sílvia vivia com mais diversos estudantes de todos os lugares do mundo.

IMG_9806

Foto com a Sil (Sílvia) na Table Montain no meu último dia em Cape Town

10423719_749376071774199_6963757883975047594_n

Foto do nosso reencontro em São Paulo em 2014 um dia antes da Paulita (que também conhecemos na Africa do Sul) vir nos visitar no Brasil.

IMG_8681

Moses (dono da agencia), eu e Lihi (minha amiga Israelense) em Cape Town.

Nos próximos textos eu vou falar um pouco de como foram as duas experiências que eu vivi por lá, a primeira trabalhando com leões e tigres em uma reserva em Port Elizabeth, e a segunda experiência onde morei em Cape Town e trabalhei em uma escolinha para crianças.

1° Parte

IMG_8153

Passeando com a Jade na reserva em Port Elizabeth.

IMG_8341

Lihi, eu e Dor na reserva em Port Elizabeth

2° Parte

IMG_8578

Com as crianças na escolinha em Cape Town

IMG_8861

Vinhos, queijos e amigos em Cape Town.

As duas experiências foram incríveis, cada uma a seu modo. Se você quer saber um pouco mais do porque deveria ou melhor do porque eu acredito que você não deveria ir para a África do Sul, clique aqui!

DICAS  IMPORTANTES COM D MAIÚSCULO

  • Quando for fazer uma viagem para fora eu costumo recomendar buscar por agencias no próprio local (de destino), além de você ter toda uma estrutura por lá os preços são bem mais em conta.No entanto, sempre, mas sempre mesmo peça referencia! Gosto do facebook porque você pode checar o histórico e ver se a pagina não foi criada a pouco tempo, ver se as pessoas recomendas também tem o perfil a um bom tempo, dessa forma você minimiza os riscos!
  • Nesse ano eu fui para a Índia e o guia que me ajudou nos primeiros dias eu conheci pelo instagram! Rs Depois fui conversando por email, facebook, pedi um bilhão de referencias, adicionei todas elas, conversei…e depois de meses fechei com ele! Deu tudo certo! Mas precisa ter as precauções necessárias.
  • Se precisarem de dicas de agencias fora do país para fazer trabalho voluntário pode me escrever ou então da uma olhada nesse post : Quero ser voluntário.
  • Desafie o óbvio. As pessoas vão criticar e surgir com inúmeras teorias sobre o lugar que você escolher principalmente se for fora da Europa  e Estados Unidos. Passei por isso quando comentava que iria para a África e Índia e garanto que ir para esses lugares foram as melhores decisões que eu tomei.  Antes de ir para a África algumas pessoas me perguntavam se eu estava usando drogas (juro que é verdade :O), e depois quando viram as fotos e que a minha experiência havia sido incrível, as mesmas pessoas que me assustaram se encantaram pelo lugar. Pesquise muito, leia muito, converse muito com quem já foi e não se deixe influenciar por conversas que começam com: “conheço uma pessoa que foi e…”, “outro dia eu li que…”. Tome você as suas decisões, garanto que não irá se arrepender. 😉

Não sabe onde ficar na África do Sul? Acesse o Booking.com clicando aqui. 🙂

LINKS

  • Página da Southern Ambition

-Português: Southern Ambition África 

-English: Southern Ambition África

-Espanõl: Southern Ambition África 

Ficou alguma dúvida? Me escreve que ajudo a esclarecer!

Até a próxima 🙂

 

 

9 comentários sobre “Quando eu escolhi a África do Sul

  1. Olá!! Estou querendo fazer a viagem igual a vc! Olhei com essa agência tbm. A reserva q a gente fica com eles é boa? Vc sabe o nome? 2 semanas é o suficiente? A agência te deu suporte em Cape Town? Fale mais dos seus trabalhos voluntários por favor!!?!?

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: Comemoração 1000 visitantes! <3 | Arrumando a mochila

Deixe um comentário :)

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.