Como ser voluntário da ONU


Definitivamente está na minha lista de desejos ser voluntária pela ONU (UN). E se caso esse desejo também esteja na sua lista, mas você está a um passo a mais do que eu de realizar…segue abaixo as dicas de como ser protagonista no mundo ❤



O QUE É O PROGRAMA DE VOLUNTÁRIOS DA ONU?

Criado em 1971 a pedido dos países membros da ONU, o Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) tem por objetivo ser uma fonte estratégica de conhecimento e assistência sobre o papel e a contribuição do voluntariado para os programas de desenvolvimento. Desde aquele ano, mais de 30 mil pessoas participaram do Programa. O UNV está localizado em Bonn (Alemanha), e atualmente atua em mais de 140 países, sendo representado no mundo através dos escritórios do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

COMO É O TRABALHO?


Hoje, o UNV conta com mais de 7.500 voluntários que a cada ano levam seu conhecimento para comunidades – de seu próprio país ou no exterior -, ajudando-as a se transformarem na força motora de seu próprio desenvolvimento. Esses profissionais vêm de mais de 160 países e aproximadamente 75% deles são de nações em desenvolvimento. Com uma idade média de 39 anos – suas idades variam entre 25 e 70 anos – e fortes credenciais acadêmicas e profissionais, eles têm muito a oferecer e compartilhar.

Os voluntários atuam em mais de 100 campos profissionais. Ajudam a manter a paz, organizam eleições, trazem alívio em situações de emergência, promovem os direitos humanos, melhoram as condições de saúde, ensinam técnicas efetivas de agropecuária, promovem a igualdade de sexos e protegem o meio-ambiente. Os voluntários desenvolvem atividades nos movimentos populares e no governo, com o setor privado e com as agências da ONU, e também trabalham com as ONG’s.

Clique aqui para acessar o perfil do Programa de Voluntários das Nações Unidas.


COMO SE INSCREVER PARA SER VOLUNTÁRIO DA ONU?

Para se inscrever e mandar seu currículo para participar do Programa de Voluntários das Nações Unidas, basta acessar a página do organismo na Internet (clique aqui). Lá é possível encontrar os cargos disponíveis e as exigências necessárias para o preenchimento destas vagas. É também possível enviar mesmo que no momento não existam posições disponíveis: ele será mantido em um banco de dados da ONU.
Os interessados devem ter pelo menos 25 anos de idade (não há limite máximo), possuir experiência em sua área de trabalho e falar fluentemente pelo menos algum destes três idiomas oficiais da ONU: inglês, francês e/ou espanhol.
Normalmente, os trabalhos voluntários oferecidos têm duração de seis meses a um ano e, pela própria essência do voluntariado, não são pagos. Porém, aqueles que prestam serviços à ONU recebem, mensalmente, uma pequena quantia para cobrir gastos básicos, enquanto servem a Organização. Essa quantia varia de lugar para lugar e leva em conta o custo de vida do país onde o voluntário irá trabalhar.


COMO PARTICIPAR DO VOLUNTARIADO ONLINE?

O serviço de voluntariado online UNV conecta voluntários com organizações que trabalham para o desenvolvimento humano sustentável.

Os voluntários contribuem suas habilidades online para ajudar as organizações a enfrentar os desafios de desenvolvimento.

As organizações colaboram com voluntários online através da Internet para reforçar o impacto do seu trabalho de desenvolvimento.

Para saber mais informações, clique aqui.

LINKS

  • Voluntários internacionais, acesse o site www.unv.org.

 

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/vagas/voluntariado/

 

Leia mais: Já sabe onde se hospedar na sua próxima viagem? Acesse o Booking.com e reserve com os melhores preços e conhecendo a opinião de outros hospedes!

Ficou alguma dúvida? Me escreve e eu ajudo a esclarecer!

Até a próxima! :o)

20 comentários sobre “Como ser voluntário da ONU

  1. Pingback: Como ser voluntário da ONU trabalhando de casa – Arrumando a mochila

  2. Olá, eu gostaria de ser voluntária na Turquia, não tenho nível superior, mas tenho experiência como professora primária com certificado que posso ensinar crianças. No meu caso seria legal trabalhar dando assistência a professores ou nos serviços básicos da escola. Só que antes eu preciso fazer um curso de inglês, também estou concluindo um curso na área da saúde com conhecimentos em primeiros socorros, aferição de pressão, de glicemia e aplicação de injeção. A pergunta é, tenho chance de fazer esse voluntariado?

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Josileide, tudo bom? É claro que você consegue! Ainda mais com toda essa experiência que você tem e esta adquirindo na área da saúde e educação. Na verdade todo mundo pode ajudar, mas quando tem essas qualificações pode ajudar ainda mais. O trabalho voluntário tem um custo e geralmente quando buscamos em fundações no próprio país que vamos conseguimos um preço melhor, do que tendo uma agência no Brasil fazendo esse trabalho intermediário.
      No seu caso, se você tem vontade de ir em breve, aconselho a buscar uma empresa no Brasil que vai fazer todo o trabalho pra você na questão do idioma…e tentar buscar uma que atenda a sua busca.

      Boa sorte e qualquer outra dúvida estou por aqui. 🙂

      Curtir

    • Oi Remi tudo bom?
      Claro, todo mundo pode se inscrever! Na ONU é mais burocrático principalmente por causa do idioma.
      Mas escrevi outros textos aqui no blog falando como ser voluntário no exterior.
      “Tudo que você precisa para ser voluntário no exterior” e “Quero ser voluntário”.

      Boa sorte e qualquer dúvida pode me escrever quantas vezes precisar! 🙂

      Curtir

  3. Pingback: A dura verdade sobre a crise dos refugiados e os voluntários internacionais | Arrumando a mochila

  4. Pingback: Tudo o que você precisa saber para ser voluntario no exterior com refugiados | Arrumando a mochila

    • Oi Fabiana tudo bom? Desculpe a demora! Estava viajando e fiquei um pouco off-line.
      Então, acho complicado ir pra lá na situação que esta e sinceramente não sei dizer se há uma forma. Mas vou ler a respeito e se encontrar algo te passo.
      Por hora, o que faço é contribuir com os Médicos sem fronteiras, até estou escrevendo um texto a respeito.
      Escrevi um tempo atras sobre como ser voluntário da ONU, lá tem as informações para voluntários de campo que é o que você quer fazer. Pode ser que tenham missões na Síria e seria uma forma de você começar. O que acha?

      Beijos e boa sorte! 🍀

      Curtir

    • Oi Esther! Que bom que gostou! 🙂
      Para se voluntáriar não! Você só escolhe no que mais se encaixa no seu perfil.
      Somente se for querer seguir carreira, aí no site tem as vagas e o que precisa de experiência e formação para se encaixar.
      Disso vou escrever Ainda!

      Mas para trabalho voluntário não!

      Boa sorte e Qquer coisa só me escrever!
      Beijos!
      Mayara

      Curtir

Deixe um comentário :)

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.