Skip to content

Taj Mahal


É indescritível a sensação que tive ao ver o Taj Mahal.

Fui para a Índia por inúmeros motivos, conhecer a cultura, as pessoas, a religião, os lugares…e como planejei ir para o Norte, não pude deixar de ir visitar um dos maiores cartões postais do mundo.
O Taj Mahal fica na cidade de Agra. Agra faz parte do triângulo dourado: Delhi, Agra e Jaipur. Se você vai a um dos três, consequentemente se planeja para ir nos outros dois.

IMG_2479

Taj Mahal

IMG_3892

Minha primeira visão do Taj Mahal.

Agra não é uma cidade agradável, é confusa e perigosa. De New Délhi para Agra são 5 horas de carro ou de trem. Fomos para lá de carro com o motorista que nos acompanhou no Rajastão, esse motorista fechamos com uma agência da India enquanto ainda estávamos no Brasil.

Geralmente o recomendado é fazer um bate e volta de New Délhi, ou no máximo passar uma noite por lá. Como já estávamos na estrada a alguns dias, não seguimos essa recomendação e ficamos por lá dois dias para poder descansar.

Havíamos reservado um hotel pelo Booking (clique para link no site), o hotel ficava a uns 200 metros do Taj Mahal. Ao chegar em Agra quase no entardecer, procuramos o hotel e vimos que ele ficava em uma região de Agra muito ruim, com difíceis acessos, muito gente e aparentemente perigosa. Sendo assim, fomos a procura de outro hotel e depois de algumas voltas encontramos. Se você for ficar apenas uma noite em Agra eu super recomendo ficar no hotel que desistimos na última hora, quando fomos no Taj Mahal no dia seguinte de lá vimos a sacada do hotel!

Acordamos cedo e na porta do hotel pegamos um tuk tuk para o Taj Mahal. Sempre, SEMPRE, combine o preço antes de entrar em um tuk tuk ou táxi na Índia. Estávamos a 1 Km do Taj Mahal e o motorista cobrou cerca de 150 rúpias para nós quatro. O tuk tuk parou no começo da uma rua que levava ao Taj. A rua é bem charmosa, cheia de gente, crianças e adultos te chamando para conhecer a loja deles onde vendem roupas, sapatos e lembrancinhas de “mármore” (fomos enganados 😦 e não era mármore).

Agra foi a primeira cidade que andamos de Tuk tuk!

DCIM100GOPRO

Nossa colega de transito.

DCIM100GOPRO

Vista de dentro do tuk tuk.

O ingresso para entrar no Taj Mahal custa cerca de 750 rúpias, você consegue comprar logo na portaria (não precisa comprar por agencia). Guarde o ingresso para entrada no Taj Mahal que você economiza 50% pra comprar as entradas para o Fort de Agra, onde o imperador Shah Jahan (imperador que mandou construir o Taj Mahal em homenagem a sua mulher que faleceu ao dar a luz a um de seus filhos) ficou preso, e onde ele pôde observar a construção do Taj Mahal.

O Taj Mahal abre todos os dias, exceto sexta-feira (quando apenas muçulmanos são autorizados a entrar para fazer orações), então fique atento as datas e horários, você pode verificar acessando o Site oficial Taj Mahal. É legal ir bem cedo para não ficar disputando os ângulos para tirar foto!

Após comprar as entradas conhecemos um guia que nos acompanhou na visita ao Taj Mahal, contratar um guia é opcional. Como o local é muito grande, decidimos por contratar para não perdermos detalhes e aproveitarmos ao máximo o passeio. Não recomendo guia em todos os para todos o lugares, o Fort de Agra por exemplo não precisa.

Os jardins são fantásticos, imensos, de uma luz própria difícil de imaginar e e de explicar. La você consegue tirar fotos incríveis. Dentro do Taj Mahal você não pode tirar fotos (a sua câmera pode ficar com você, porém desligada e de preferencia dentro de uma bolsa), o lado de dentro não é tão grande quanto se imagina olhando de fora, é escuro e tem muitos desenhos no mármore que dão uma visão incrível quando você direciona a luz de uma lanterna neles.

IMG_2545

Momento mágico.

IMG_2551

Taj Mahal de perto.

IMG_2555

Lateral

IMG_2556

Entrada

IMG_2561

Detalhes: Pedras no marmore.

IMG_2589

Diferentes angulos.

Depois da visita no interior do Taj Mahal voltamos para o jardim e seguimos para conhecer a rua e suas lojas bem típicas e que vemos nos filmes. O guia nos indicou uma loja para comprarmos elefantes ou replicas do Taj Mahal em mármore puro (assim como é feito todo o Taj Mahal). Por estarmos com o guia, o dono da loja jogou o preço la em cima, cobrou 3500 rúpias por dois elefantes pequenos!! Cerca de 58 dólares. No final de toda a negociação consegui levar os dois elefantes por cerca de 1200 rúpias. Por isso, qual a segunda regra fundamental na Índia?_Negociar!! A primeira regra continua sendo não beber água da torneira hehe

Regras para negociar:

  1. Não vá a uma loja com um guia. Ele tem comissão e por isso o preço vai subir um bocado;
  2. Leve dinheiro trocado e em rúpia;
  3. Se o vendedor insistir no preço alto, diga para dar desconto que você vai voltar outro dia, diga “muito obrigado, estou indo embora”, vale toda cara de pau possível. Eles já jogam o preço la em cima por uma questão cultural de negociar, eles esperam que você vá pechinchar então não pague o primeiro preço que te pedirem até você chegar em pelo menos 50% de desconto.

FORT DE AGRA

Fica próximo ao Taj Mahal, cerca de poucos quilômetros. É uma região um pouco perigosa, então não pare para comprar lembrancinhas lá e vá direto para dentro do Fort. Lembre-se de levar o ticket do Taj Mahal para ganhar desconto na entrada.

DCIM100GOPRO

Entrada do fort

IMG_2613

Entrada do fort

IMG_2631

Fort de Agra com vista para o Taj Mahal

DCIM100GOPRO

Taj Mahal…láaaa ao fundo.

IMG_2642

Taj Mahal, visto do Fort.

O Fort é fantástico também, parece um castelo medieval e tem uma vista fantástica para o Taj Mahal. Se for para Agra, não deixe de visitar!

Vou falar com mais detalhes sobre a história do Taj Mahal e do Fort de Agra em outro post. É uma história linda e grande e merece atenção especial!

Ficou alguma dúvida? Me escreve que ajudo a esclarecer!

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: