Um dos meus filmes favoritos se chama Redenção ou em inglês “The machine gun preacher”, é um filme baseado em uma história fantástica de superação e determinação, estrelado por Gerard Butler interpretando o pastor Sam Childers.
O filme conta a real história de Sam Childers e sua luta para ajudar as crianças no Sudão, uma região marcada por conflitos.
Depois de sair da prisão e passar por dilemas pessoais, Sam Childers se torna pastor e, em seguida, passa a fazer trabalhos voluntários na África. O que inicialmente seria uma curta temporada para reconstruir casas na devastada Uganda se torna em um envolvimento político no Sudão. Enquanto ele espera por apoio financeiro para ajudar crianças desabrigadas, Sam passa então a se envolver na luta contra os rebeldes.
Início da sua história
Sam Childers cresceu nas colinas da Pensilvânia. Seus pais eram decentes, pessoas honestas, mas em uma idade precoce Sam começou a mostrar um talento especial para se meter em encrencas. Seu pai costumava de dizer “Rapaz, alguém vai matá-lo um dia desses!”
Um adolescente problemático
Durante sua adolescência Sam estava constantemente em brigas, vendendo drogas pesadas e dormindo com mulheres casadas. Ele continuou a deslizar mais profundo em uma vida de violência e crime, até que ele se tornou um Shotgunner – um guarda armado para traficantes de drogas. Foi durante essa fase de sua vida que ele conheceu Lynn, uma stripper, que mais tarde se tornaria sua esposa.
Abandonando uma vida de crime
Sam, assombrado pelas palavras de seu pai, tornou-se cada vez mais preocupado que ele ia ser morto por causa das drogas e, lentamente, começou a distanciar-se de sua antiga vida. Ele encontrou um emprego na construção e prosperou apesar de continuar seu vício em drogas e álcool. Enquanto isso, Lynn voltou para a Igreja que ela havia abandonado quando era adolescente.
Um homem mudado
Sam também procurou restabelecer seu relacionamento com Deus e começou a viver uma vida limpa. Lentamente, as coisas começaram a mudar para melhor. Eles tiveram a sua primeira filha e Sam começou seu próprio negócio de construção. Mal sabiam eles que o seu maior desafio ainda estava por vir.
Uma lição de guerra
Sam pediu ao seu pastor a oportunidade de se juntar a um grupo de missionários que iriam ajudar a reparar casas danificadas no conflito na África. Em 1998, Sam chegou na aldeia de Yei, no Sudão do Sul. Durante uma visita a uma vila, Sam se deparou com o corpo de uma criança dilacerado por uma mina terrestre. Ele caiu de joelhos e fez uma promessa a Deus que iria fazer o que fosse necessário para ajudar o povo do Sul do Sudão.
A mensagem de Deus
Sam voltou para o Sudão vários meses depois, e para cumprir sua promessa ele se aventurou muito em todo o país a partir da cidade ocidental de Yei para as aldeias do leste de Boma. Ao passar a aldeia de Nimule, na fronteira com Uganda, Deus enviou-lhe uma mensagem:
Deus disse: “Eu quero que você construa um orfanato para as crianças. E eu quero que você o construa aqui.”
Uma visão da realidade
As pessoas locais diziam que ele estava louco. Na época, o Exército de Resistência, uma milícia rebelde brutal que tinha seqüestrado 30 mil crianças e matou centenas de milhares de aldeões, estava destruindo a área. Mas Sam foi inflexível: Deus havia lhe dito para construir o orfanato em Nimule e é era la que ele estava decidido a construí-lo. Ele voltou para os EUA, vendeu seu negócio de construção e enviou o dinheiro para a África.
Lentamente o orfanato começou a tomar forma. Durante o dia, Sam limpava a vegetação e construía as cabanas que abrigariam as crianças. Durante a noite, ele dormia sob uma rede pendurada em uma árvore: a bíblia em uma mão, e uma metralhadora AK47 na outra.
Enquanto isso, na Pensilvânia, sua mulher Lynn e sua filha Paige travaram uma batalha própria. Devido às dívidas, o carro da família foi tomado, e um aviso do banco referente a dívidas na hipoteca da casa foi emitido. Sam não tinha dinheiro suficiente para pagar a dívida da hipoteca ou terminar o orfanato. Ele decidiu então enviar o dinheiro para a África.
Com o orfanato finalizado, Sam começou a liderar missões armadas para resgatar as crianças do LRA (grupo de rebeldes). Não demorou muito tempo e as histórias de seus feitos se espalharam e os moradores começaram a chamá-lo de “The Machine Gun Preacher” (o pastor da metralhadora).
Sobrevivendo a todas as adversidades
Hoje anos depois do início da sua batalha, o orfanato é o maior no sul do Sudão e já alimentou e abrigou mais de 1.000 crianças. Atualmente, mais de 200 crianças vivem no orfanato. Infelizmente ainda há muitas crianças sudanesas que sofrem e necessitam de resgate.
Sam e Lynn ainda vivem na mesma casa na Pensilvânia, e continuam tão dedicados à situação das crianças sudanesas como eram no início. A biografia de Sam, “Man’s War” foi transformado em um filme de Hollywood estrelado por Gerard Butler.
Quer saber mais?
Você pode comprar uma cópia da biografia de Sam Childers: “Man’s War”, para ler sobre as aventuras de Sam no sul do Sudão. Todos os rendimentos vão para as organizações Angels of East Africa e The Children’s Village.
COMO EU POSSO AJUDAR?
A organização de Sam é totalmente dependente de doações. Eles não recebem financiamento de governos ou organizações políticas. A sobrevivência do dia-a-dia das pessoas que eles ajudam está nas mãos de sua organização.
Sam diz: “A manutenção dessa independência financeira garante que possamos gastar o seu dinheiro onde ele é mais necessário. Nós não nos pagamos salários ridículos, nós não compramos veículos de luxo e nós não vivemos em Beverly Hills. Cada centavo do dinheiro que você doar irá direto para as linhas de frente: ajudar a fornecer água potável, comida, abrigo, educação, infra-estrutura, suporte e resgate.”
Faça uma doação hoje e ajude Sam (The Machine Gun Preacher) a criar um mundo melhor para as pessoas desfavorecidas.
Para fazer uma doação, clique aqui.
Dica de livro ❤
Se quiser saber um pouco mais, você pode ler o livro dele que é incrível e mais relatos que no filme. Vale muito a pena!
Conheça o site oficial.
http://www.machinegunpreacher.org/
Assista o trailer do filme.
Filme: Redenção (The machine gun preacher)

O verdadeiro Sam Childers e Gerard Butler que através do seu papel expôs a história de Sam para o mundo.
Escrevi para o contato do site para saber mais sobre a história e outras formas de ajudar. Quando eu tiver uma resposta, compartilho por aqui!
Até a próxima! 🙂
Me emocionei muito com o filme,essa história maravilhosa desse homem de Deus!!!!me encorajou a fazer muito mais pelo meu próximo.Deus o proteja juntamente com a sua família e todos os nossos irmãos,que estão sendo resgatados
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fico feliz de saber isso! Um abraço!! 🙂
CurtirCurtir
Gostaria de saber se a pessoa pode passar um tempo por lá como um soldado voluntario
CurtirCurtir
Oi Salvatore, tudo bom? Isso eu não sei te dizer, mas você pode entrar em contato com eles a partir do link do site que eu deixei no texto e conversar com eles! 🙂 Abraços!
CurtirCurtir
Pingback: Você tem fome de quê? – Arrumando a mochila
Ei, tudo bem? Assisti ao filme e gostei bastante da historia e do excelente trabalho que Sam fez/ faz. Gostaria de saber se a biografia é encontrada em português. Queria ler, mas não sei inglês.
Ah, parabéns pela publicação, aguçou ainda mais a vontade de explorar sobre o assunto.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Deborah tudo bem e você? Eu também sou suspeita pra falar, mas sou muuuuito fã dele!
Obrigada! Fiquei feliz que voce gostou de ler! Eu não encontrei a bibliografia dele em portugues também (infelizmente), mas acabei de atualizar no texto um link para a bibliografia em Ingles, vou me contentar com ela por enquanto. rs
Beijão!
CurtirCurtir
Pena que no filme, logo de início mostra uma cena de sexo explícito, coisa que desabonou o mesmo, uma vez que não havia necessidade para tal.
CurtirCurtir
Tem várias coisinhas que não curti muito no filme, mas o que me prendeu foi o contexto num geral. Uma história incrivel e uma vontade imensa de fazer algo assim na vida. 🙂
CurtirCurtir
Pingback: Filme Redenção (The machine gun preacher)- A história de Sam Childers -
Pingback: Comemoração 1000 visitantes! <3 | Arrumando a mochila