Skip to content

Coisas que aprendi viajando


Viajar pode expandir seus horizontes não só físicos mas também pessoais. Você sai um e volta outro, e esse é o clichê mais real que conheço. Muito do que sou hoje construi e destrui viajando, e uma vez li uma frase que me marcou muito e dizia que o desejo pode ferrar com a sua vida. E por mais duro que seja querer muito uma coisa, as pessoas que mais sofrem são aquelas que sequer sabem o que querem.

E o que eu quero? É basicamente simples, é estar feliz. E esse é um caminho looongo e que exige muitas escolhas, que exigem muitas decisões, e agora vem a parte boa – leia com atenção – a única coisa que importa é a história que você esta escrevendo hoje.

“Há dois erros que podemos cometer no caminho para a verdade. – não percorre-lo até o fim, e não inicia-lo.”

Fiz uma lista das 6 principais coisas que eu aprendi viajando, segue abaixo:

1. Você aprende muito sobre a vida

Não existe melhor professor do que sair da sua zona de conforto. Você de repente esta perdido em outro país sem conhecer o idioma e precisando confiar nas pessoas, de repente você sente medo de entregar a passagem de avião porque não da mais pra voltar atrás, e perder o controle disso te assusta mais que qualquer filme de terror. E de repente, no final de tudo, você se da conta de não quer ser lembrado pelo que construiu mas sim pelo que sentiu na sua vida.

 

1940026_736465419731931_3213278486386978174_n

Nascer do sol em Cape Town – 2013

 

2. Você conhece pessoas inesquecíveis

Outro dia escrevendo sobre viagem percebi que se existe algo negativo em viajar é que você sempre volta com a bagagem cheia de saudades. Conheci pessoas incríveis nos lugares que já fui e se eu tiver sorte vou encontra-las de novo ainda nessa vida.

Christopher McCandless descobriu só no final o que podemos tomar como lição desde já: “A felicidade só é real quando compartilhada”.

 

IMG_4018

De Cape town para São Paulo – 2014

 

3. O quão pouco importa bens materiais

Na minha última viagem de férias passei 18 dias com uma mochila pesando 10 quilos e teve coisas que acabei nem usando. No começo da viagem me preocupava em passar um pouco de corretivo e rímel…mas depois de um tempo você percebe que o que realmente importa não é a sua aparência e sim o sorriso no rosto e o quão disposto você esta em conhecer novas culturas e pessoas.

 

IMG_4166

Himalaia – 2015

 

4. Você aprende a esquecer dos planos

Acordar cedo, correr pra não perder o horário, comer rápido porque já tem algo planejado pra tarde, se estressar porque as coisas não saíram como o planejado. Essa talvez não seja a melhor forma de aproveitar uma viagem. Permita-se se perder e você vai se surpreender mais do que com uma lista minuciosa de atividades. A vida não segue roteiro, mas de alguma forma as coisas se encaixam como se já estivessem escritas. Então, não sofra.


5. Você entende diferentes maneiras de viver

Os lugares que visitei onde conheci culturas com menos recursos, foi onde encontrei pessoas mais felizes com as suas vidas. Sem pressa, com grandes sorrisos e sem julgamentos. Nem todo mundo é feliz somente com roupas de marca e rótulos.


6. Lembrar que a jornada nunca termina de verdade

Você descobre que no fim das contas a viagem não terminou, e que você esta apenas fazendo uma pausa até conseguir começar tudo de novo. Você continua aprendendo mesmo durante esse tempo offline de longas distâncias, e encontra sempre outras formas de voltar para a estrada.

 

Foto 1

Em algum lugar…- 2016

 

 

Até a próxima! :o)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: