Pular para o conteúdo

Guia de como sobreviver a ciladas durante a sua viagem


Viajar é algo incrível, você vai um e volta outro, conhece pessoas do mundo todo, experimenta diferentes sabores e sensações, sai da zona de conforto e quando volta percebe que isso era tudo o que você mais precisava. No entanto, algumas atitudes são importantes para você não deixar de aproveitar a viagem por estar em apuros.

Não estou dizendo que você deve levar a ferro e fogo todo aquele terrorismo que a sua mãe faz antes de você sair de casa, e não importa a idade que você tenha.

“Não esqueceu de nada?” “Com quem você vai?””Toma cuidado!”

Pode parecer exagero (e muitas vezes é), mas algumas coisas ruins já aconteceram comigo e com amigos próximos justamente por ter o pensamento de que quando se está viajando tudo é perfeito e só existem pessoas boas e na mesma vibe. Também não precisa ficar paranóico e não querer ficar em hostel ou beber uma cerveja num bar local, mas é bom tomar algumas precauções.

Por isso depois de muito ler dicas variadas de viagem e experiências próprias, decidi criar um ultra guia de como sobreviver a ciladas em uma viagem! Abaixo as principais:

 

  1. TIRE FOTOS DOS SEUS DOCUMENTOS

Além daquela boa e velha cópia dos seus documentos impressa, tire fotos dos seus documentos (passaporte, carteirinha de vacina, cartões, visto, RG…) e envie para o seu e-mail pessoal e para o e-mail de alguém próximo.

Assim no pior dos casos e você perder tudo, de qualquer computador você consegue o básico de documentação para procurar o consulado ou até mesmo a polícia.

DICA: Alguns hotéis podem querer segurar o seu passaporte na recepção, nunca se afaste do seu passaporte e se você não se sentir confortável, procure outro hotel.

passaporte_mercosul-1024x683

2. PROCURE CHEGAR DURANTE O DIA

Aquela bom e velho ditado que diz que de noite todo gato é pardo também funciona para quando você está indo para um lugar diferente. Durante o dia você consegue enxergar melhor as pessoas, os locais, não corre o risco de ficar sem opções de transporte, e caso não goste do hotel, tem tempo para procurar outro.

Indo pra Índia no ano passado eu tomei no nariz numa dessas, cheguei por volta das três da manhã em New Delhi com a minha mãe e irmã, fui procurar o motorista fora do aeroporto e não me deixaram mais voltar, fiquei lá fora com um monte de gente me encarando e me fazendo sentir no set de filmagens do The walking dead.

Nada como a luz do sol para iluminar sua chegada. (Desculpe o momento piegas 🙂 )

3. AS SUAS COISAS SEMPRE FICAM COM VOCÊ

Principalmente sua bolsa ou mochila pessoal com documentos, celular e câmera deve fazer parte do seu corpo. Vai rapidinho no banheiro? Sua mochila vai junto. Vai dormir no bus ou no trem? Sua mochila fica no seu colo. Vai no restaurante? Jamais deixe sua mochila guardando lugar pra você.

E mesmo tendo a sua mochila sempre com você, fique atento em filas ou em multidões pra não levar um susto quando for procurar o seu celular com todas as suas fotos, ou o seu dinheiro no bolso da frente da mochila, e voilá vai encontrar só um zíper aberto. Melhor não né?

DICA: Tente deixar sempre o seu celular ou carteira no bolso da frente da sua calça, assim ficar mais fácil de manter esses ítens seguros.

thumbnail_img_6593

Mochilinha companheira de todas as horas

 

4. POCHETE EM VIAGEM NÃO É CAFONA, POCHETE É VIDA

Ok não precisa usar esse nome horrível, pode dizer que é aquela bolsinha de usar próximo ao corpo mas independente do nome que você usar, ter uma bolsinha dessa pode fazer toda a diferença durante a sua viagem. Em todos os lugares você corre o risco de ser assaltado ou perder seu dinheiro quando esta distraído.

Ter uma bolsinha dessa próxima ao corpo e debaixo da sua roupa, pode te salvar de cair em ciladas. Guarde nela os documentos, parte do dinheiro e cartões. E não se esqueça, ela também não sai do seu lado nunca! Na hora de dormir em um hostel compartilhado por exemplo, ela pode ficar embaixo do seu travesseiro te ajudando a sonhar.

pochete-bolsa-para-passaporte-documentos-dinheiro-viagem-302401-mlb20313963128_062015-o

5. NÃO MEXA NO SEU DINHEIRO EM PÚBLICO

Esteja o seu dinheiro na mochila, na pochete bolsinha próxima ao corpo, ou no seu bolso. Nunca mexa no seu dinheiro na frente das pessoas, sempre que for sair para algum lugar já separe o dinheiro que pretende usar antes e distribua entre os bolsos da sua roupa. Se estiver fora de casa e precisar pegar mais dinheiro, corre pra um banheiro e só lá na segurança da cabine individual você pega mais dinheiro.

É como eu já disse antes, viajando você acha que o mundo está na mesma vibe que você e ninguém vai te fazer mal. Ou até tem tanta experiência em viagem que baixa a guarda e é nessa que você se dá mal.

Isso também vale pra quando você vai sacar dinheiro em um ATM/Caixa eletrônico. Procure os que estão dentro de shoppings ou supermercado, evite aqueles que estão na rua. E depois de sacar o dinheiro, não se esqueça de correr pra um banheiro mais próximo pra poder distribuir seu dinheiro.

 

6. GUARDE O SEU DINHEIRO EM LUGARES DIFERENTES

Complementando o item 5, pegue o seu dinheiro de preferência trocado, e distribua em partes diferentes do seu corpo. Um pouquinho no bolso da frente da calça, um pouquinho na jaqueta, um pouquinho dentro da mochila, um pouquinho na bolsinha próxima ao corpo.

Imagina se você deixa todo o seu dinheiro junto e perde a carteira? Para não passar por apuros, melhor garantir pelo menos um pouquinho em um outro lugar!

 

7. DEIXE SUA MOCHILA/MALA COM FITAS OU ADESIVOS PARA SABER QUE É A SUA

Isso parece ser muito óbvio, mas já passei por duas situações por não deixar nem uma fitinha diferenciando minha mochila das demais. A gente pensa que a nossa mochila é única no mundo e ninguém vai ter uma igual, mas aí que você passa por apuros de novo.

No ano passado no aeroporto da Índia, estava com a minha mãe e irmã esperando as malas chegarem, quando a da minha mãe era a única que não chegava nunca. Procurando na esteira, minha irmã avistou de longe uma mala roxa semelhante à da minha mãe no carrinho de um indiano que estava com sua família. Minha mãe achou que não era a dela e deixou passar, e se não fosse pela minha irmã que foi lá investigar e descobriu que realmente era a mala da minha mãe, iríamos passar momentos de tristeza e estresse.

E por falar em momentos de triste, na Tailândia eu peguei uma mochila errada uma vez chegando no porto de Koh Phangan e só me dei conta quando cheguei no hotel. Chorei horrores quando li o nome da pessoa em japonês e achei que nunca mais veria minha mochila de novo. Voltei pro porto e por sorte encontrei na agencia a minha mochila que estava com um japonês, a mochila igualzinha a minha com diferença que era um pouquinho menor. Aprendi a lição e se pudesse além de fitas colocaria até um pisca pisca na minha mochila kkk

8. CUIDE DA SUA BEBIDA

Essa é a regra principal que você cresceu ouvindo da sua mãe e com certeza ela estava certa, não aceite bebida de estranhos. De repente você está em um bar local com amigos de uma vida toda que você fez horas antes, e se sente obrigado a aceitar uma bebida pra ser simpático. Se faz de bobo, sai dançando e fica com o seu copo.

E por falar no seu copo, cuidado para não se distrair segurando ele na mão e vir alguém discreto de lado e colocar um pozinho magico que vai fazer você ficar com o corpo mole, ver coelhos gigantes e todo mundo girando. Perder a sua carteira é o mínimo que pode acontecer.

Eu já tomei um porre enquanto estava viajando, mas sempre estava com pessoas que eu confiava, tirava aquela fotinho para postar nas redes sociais e as pessoas saberem onde e com quem eu estava. Isso é outra coisa importante, sumir do mundo é bom, mas sempre tente dar alguma direção de onde você estará para alguém próximo, ninguém quer fazer parte do filme 127 horas.

12341106_1050424321669371_1598454813477603823_n

Springbok no meu bar favorito de Cape Town

thumbnail_img_8443

Baldinhos na Full Moon Party na Tailândia

 

9. FAÇA AMIGOS MAS NÃO CONFIE EM TODO MUNDO

Quando digo que é para fazer amigos mas não confiar em todo mundo, é porque realmente acredito que é divertido e importante fazer amigos em viagem até mesmo por segurança. Em grupo o risco diminui, então sempre procuro fazer amizades quando estou viajando sozinha.

Mas não é porque gosto de fazer amizade que preciso ficar dando informações precisas do hotel e quarto que estou, meus horários de checkout ou próximos destinos pra todo mundo. Na dúvida segue a sua intuição, na maioria das vezes funciona!

10. SE PRECISAR, GRITE!

Eu sei que ninguém quer isso, mas algumas pessoas podem ser bem irritantes quando querem te vender algo e ficam te seguindo, discutindo, e as vezes até ameaçando você. Se na boa conversa amigável não resolver, ameace chamar a polícia que geralmente resolve.

Na Índia passei por bons bocados com pessoas seguindo, encostando com olhares maliciosos, e eu precisava fazer cara feia e ameaçar para conseguir seguir meu caminho.

11. CUIDADO AO PEGAR TAXI

Esse é outro cuidado importante a tomar especialmente se estiver viajando sozinho, procure pegar apenas taxi certificado e peça sempre a identificação do motorista. Ao entrar no carro cheque se você consegue destravar a porta por dentro, e ao chegar ao seu destino tenha o dinheiro em mãos e não demore para sair do carro.

thumbnail_img_5829

Taxi em Bangkok

 

Leia mais: Já sabe onde se hospedar na sua próxima viagem? Acesse o Booking.com e reserve com os melhores preços e conhecendo a opinião de outros hospedes!

 

Já passou por algo parecido? Curte e comenta! 🙂

Até a próxima!

2 Comments »

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: