Pular para o conteúdo

Como fazer doações sem dinheiro e sem sair de casa – Ribon


Você quer ajudar o mundo a ser um lugar melhor, mas não tem dinheiro ou tempo (ou os dois)?

Você tem um celular?

Então seus problemas acabaram!!!

Eu estava cansada de ver apenas notícias ruins, não sei por qual razão mas parece que os jornais e a mídia só se movimentam e se interessam por tragédias. E não sei você, mas isso me desgasta, porque ainda tento acreditar que no mundo existem mais pessoas boas do que ruins.

Por isso, fazendo uma pesquisa encontrei uma matéria falando do aplicativo Ribon, e é sobre isso que gostaria de compartilhar aqui com vocês hoje. 🙂

O QUE É RIBON?

Três alunos da Universidade de Brasília (UnB) criaram um aplicativo que permite a usuários doarem para causas humanitárias mesmo sem ter dinheiro. A receita do aplicativo vem de  anunciantes, que pagam cada vez que uma propaganda é vista quando o dono do smartphone desbloqueia a tela.

A cada vez que o usuário abre o celular, ele entra em contato com um anúncio. A verba repassada para no Ribon termina indo para ONGs ou outras instituições de combate a fome, sede e doenças nas regiões mais pobres do mundo.Segundo o site do aplicativo, cada pessoa desbloqueia o celular, em média, 150 vezes ao dia.

O nome do aplicativo é uma referência à palavra inglesa que significa “laço”.

COMO O RIBON FUNCIONA?

O Ribon é um aplicativo que te envia boas notícias diariamente. Os usuários além de receberem as notícias geram doações para a caridade sem gastar dinheiro. 🙂

  • Receba boas histórias no seu celular.

Uma seleção especial de matérias para que você tenha um dia mais inspirador e conhecer histórias que nos fazem ter mais fé na humanidade.

  • Como ganhar Ribons?

São moedas virtuais que você ganha todos os dias por usar o app. Todos os dias por volta das 20:00 horas você vai receber 100 ribons. Não é preciso abrir notificações, ler textos, ou ver anúncios para consegui-los. Há somente uma forma de conseguir mais ribons além de dos 100 ribons que você irá ganhar por dia: convidando amigos para baixar o aplicativo pelo sistema de compartilhamento na tela inicial, você ganha +500 ribons por cada pessoa que baixa o app, além de ajudar o Ribon a ter mais doadores!

  • De onde vem o dinheiro das doações?

De patrocinadores institucionais do aplicativo. É possível conhecê-los por meio de espaços publicitários dentro do aplicativo. Cerca de 1/4 dos recursos dos patrocinadores vai para os custos operacionais do app. Todo o restante é destinado para as doações em ribons ue os usuários realizam para as causas sociais.

  • Como o dinheiro chega nas ONGs?

O Ribon transfere o dinheiro para as ONGs que solucionam as causas sociais através de uma parceria com a The Life You Can Save, uma organização internacional ue avalia e certifica as ONGs mais eficientes do mundo.

A The Life You Can Save recebe as doações dos usuários do Ribon e encaminha para cada ONG sem adicionar nenhum custo de transferência ao montante doado. Isso significa que cada ribon doado é transferido integralmente para as ONGs.

  • Como o Ribon comprova suas doações?

O Ribon publica mensalmente um Relatório de impacto Social que é enviado através de uma notificação para todos os usuários, e também pode ser consultado no blog do Ribon.

Além de dados sobre o impacto promovido pelos usuários naquele mês, o relatório tem em anexo um e-mail de comprovação enviado pela The Life You Can Save, certificando que as doações foram realizadas, e quanto essa doação equivale em termos de impacto social.

  • Por que o Ribon apoia essas ONGs?

As ONGs disponíveis no Ribon são as instituições de altruísmo eficaz, o que significa que são as ONGs com atuação mais eficiente do mundo em suas respectivas áreas. Isso garante que você consiga promover o maior impacto possível por cada ribon doado. Essa eficiência também possibilita que elas calculem com grande precisão o quanto de impacto conseguem promover por dinheiro arrecadado, fazendo com que o Ribon possa te dizer o quanto suas doações ajudam de forma objetiva.

  • Por que não há ONGs brasileiras no app?

O Ribon está priorizando doações para as ONGs do app pelos motivos citados no tópico acima. Mesmo assim, estão sendo desenvolvidas formas de entregar valor para ONGs brasileiras as ajudando com campanhas, recrutamento de voluntários, doações de roupas, sangue, entre outros. Segundo o aplicativo, essas funcionalidades devem ser adicionadas em breve!

  • Como posso ajudar mais?

O Ribon conta com a ajuda dos usuários para divulgar e trazer mais doadores para o app: quanto mais usuários, maior é o volume de doações e maior o impacto.

Divulgar o Ribon e convidar amigos para doar também é a melhor forma de aumentar o impacto que promovemos juntos!

COMPROVANTES DE DOAÇÕES

Como comentado acima, no aplicativo você tem acesso aos comprovantes de doações desde que o aplicativo começou no meio do ano passado.

Para dar um exemplo dos ganhos resultantes do aplicativo, segue os dados de Fev/2018 á Mar/2018:

file2

No período de dois meses (Fev-Mar/2018) foram doados exatos 2.221.560 ribons, esses ribons doados geraram recursos para:

  • Água potável suficiente para uma família de 6 pessoas por 5.8 anos por meio da ONG Evidence Action;
  • Micro nutrientes suficientes para uma sala de aula de 25 crianças por 3.53 anos por meio da ONG Project Healthy Children (PHC);
  • Medicamentos contra esquistossomose (e outras doenças) suficientes para uma sala de aula de 25 crianças por 1.4 ano por meio da ONG Schistosomiasis Control Iniciative (SCI);
  • Saúde básica completa suficientes para uma família de 6 pessoas por 4.2 anos por meio da ONG Living Goods.

Ninguém que usa o aplicativo Ribon gastou uma moeda sequer para isso acontecer. (:

NOTA: Você pode acessar esses dados e dos meses anteriores direto no aplicativo.

COMO EU ESCOLHO O TIPO DE ORGANIZAÇÃO PARA DOAR OS MEUS RIBONS?

No último e não menos importante tópico desse texto vou explicar como direciono minhas doações em ribons.

Passo 1: No aplicativo você precisa clicar no botão verde do aplicativo com formato de gotinhas.

file.jpeg

Passo 2: Igual nesse modelo abaixo onde aparecem as opções de doações, você só precisa ir passando para a direita para ver as opções que vão desde a Saúde básica, a medicamentos, água potável e fortificação alimentar.

Em Info você tem mais informações do que será feito com relação aos ribons que você doar de acordo com o tema mencionado acima. E então você somente clica em doar e converte seus ribons em doações para a causa que escolher.

file1.png

Passo 3: Por último, clicando no seu perfil você consegue acompanhar o quanto ajudou desde que entrou no aplicativo. Como eu entrei hoje, até agora doei somente 400 ribons, mas já é possível ver o impacto na vida de outras pessoas apenas com alguns cliques.

file.png

Passo 4: Mas como faço mesmo para baixar o aplicativo?

É só clicar aqui: Aplicativo Ribon 🙂

Boa sorte e um abraço!! 🙂

 

Sugestão do dia de livro sobre voluntariado ❤

Esse é em inglês e pode te ajudar a aprender e praticar um novo idioma!

 

Referências:

https://www.thelifeyoucansave.org/

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/07/estudantes-da-unb-criam-aplicativo-que-converte-anuncios-em-doacoes.html

https://startse.com/in/ribon1

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: