Pular para o conteúdo

Como ser voluntário da ONU trabalhando de casa: Parte 2


maxresdefault

No texto Como ser voluntário da ONU trabalhando de casa eu contei um pouco sobre como funciona o portal de trabalho voluntário online da ONU. E nesse texto de hoje eu vou contar um pouco como é o processo de se candidatar para a vaga e dar alguns exemplos mais sólidos para facilitar a sua aplicação e o que esperar dos próximos passos.

IMPORTANTE:

Antes de se candidatar como voluntário online, verifique se você tem:

  • Acesso à Internet e as ferramentas certas. Você precisará de acesso confiável à Internet, bem como acesso regular a um dispositivo de comunicação, como smartphone, tablet, laptop ou computador.
  • Tempo. Decida quanto tempo você pode dedicar de forma realista às suas atividades de voluntariado online. Depois de selecionar um período diário ou semanal, estarão contando com você para honrar seu compromisso.
  • Disponibilidade. Você precisará estar disponível para teleconferências, reuniões ou compromissos exigidos pela organização para a qual você está se voluntariando.

Trabalho voluntário deve ser considerado como qualquer outro trabalho, com compromissos e atividades a serem cumpridos conforme acordado.

Tanto um trabalho voluntário presencial como um online deve ser feito com responsabilidade, e com consciência de que pessoas estão contando com você. Se você acredita que atende esses pré-requisitos, esse texto é pra você. 🙂

Simulação de aplicação:

Nesse tópico vou simular a aplicação para uma vaga de trabalho voluntário online da ONU.

Após criar o seu perfil em https://www.onlinevolunteering.org/en/sign-up e preencher o seu cadastro, siga os passos abaixo:

PASSO 1: Vá em oportunidades e escolha a vaga que você quer se candidatar, se preferir use o filtro para facilitar a sua pesquisa.

1

 

PASSO 2: Leia atentamente as informações da vaga que você escolheu e avalie se quer seguir com ela ou se irá retornar a pesquisa de vagas.

Nesse exemplo vou colocar uma vaga que se encaixa com meu perfil e que decidi aplicar:

A vaga é para a “Tradução e revisão do Português para Inglês de um livro sobre sobreviventes do câncer na infância.”

2

Quando clico na vaga, abre para mim uma página contando um pouco mais sobre a vaga, e é nesse momento que faço uma análise mais precisa e considero se a vaga se encaixa no meu perfil. Para conhecer melhor sobre a organização e sobre a vaga leia atentamente as informações em: “Task”, “Background and experiences” e “Requirements”.

3

PASSO 3: Se depois de ler você se encaixar no perfil e a vaga se encaixar no que você esta buscando, clique no quadrado azul “Apply now” e se candidate para a vaga.

PASSO 4: Agora você deverá responder algumas perguntas padrão solicitadas para confirmar sua candidatura para a vaga. As respostas devem ser em inglês e devem respeitar a quantidade mínima de caracteres solicitada.

São perguntas simples como se fosse uma primeira fase de uma entrevista de emprego padrão, responda com suas palavras e com sinceridade. Segue abaixo a lista de todas as perguntas do formulário:

  1. Motivação. (Por que essa vaga te interessa?)
  2. Experiência em trabalho voluntário. (Há quanto tempo você desempenha atividades de trabalho voluntário? Caso tenha experiência em trabalho voluntário online, acrescente um comentário em especial)
  3. Experiência de profissional. (Descreva qualquer experiência de trabalho que possa ser útil para essa vaga que você esta aplicando)
  4. Habilidades e qualificações. (Você tem algum curso, técnica ou habilidades que podem ser relevantes para as tarefas dessa vaga que você esta aplicando?)
  5. Idiomas. (Inclua os idiomas que você fala e o seu nível, incluindo o seu idioma original)
  6. Informações adicionais. (Use esse espaço para adicionar qualquer detalhe da sua vida profissional ou pessoal que pode fazer de você o candidato ideal para essa vaga)
  7. Disponibilidade. (Inclua nesse campo quantas horas por semana você tem disponível para realizar as atividades dessa vaga)
  8. CV. (Adicione um currículo em inglês, não é obrigatório mas desejável; Lembre-se de adaptar o seu profissional incluindo as informações de trabalho voluntário com um pouco de detalhe)

Passo 5: Respondido todas as questões, agora é só enviar e ficar na torcida! 🙂

COMO É O PROCESSO SELETIVO

 

Tanto a resposta positiva quanto a negativa você irá receber por e-mail! Se for negativa você receberá um e-mail do portal da ONU bastante gentil agradecendo a sua participação. Caso você seja aprovado, receberá um e-mail direto da organização te indicando os próximos passos.

Eu me candidatei pra um milhão muitas vagas e tive a resposta positiva de uma ONG chamada Arise Impact que atua em atividades com o objetivo que desenvolver confiança, fluência de idiomas e habilidades para a vida de pessoas com deficiências. Eles me mandaram um e-mail com algumas instruções para o processo seletivo deles. Como foi:

  • Acessei um link que eles me mandaram por e-mail e ingressei em um grupo de whatsapp onde recebi a primeira tarefa do trabalho voluntário junto de outros quase 20 candidatos de diferentes países.
  • O que era a primeira atividade: A nossa primeira tarefa era montar os tópicos e o objetivo de um curso que deveria ser um passo a passo do que uma pessoa com deficiência deveria fazer para participar de uma entrevista de emprego por skype. Todos  nós (candidatos) montamos em word individualmente, e enviamos no grupo dentro do prazo estipulado. Depois de avaliarem todas as tarefas, dos 20 candidatos apenas 4 seguiram para a segunda fase (incluindo eu).
  • Na segunda fase, eu e os outros três selecionados tivemos que escolher um dos tópicos que incluímos no passo a passo do curso e desenvolver. O que eu escolhi do meu foi falar sobre: “Entender com a empresa a sua experiência com portadores de deficiência.” Depois que individualmente concluímos a atividade, enviamos novamente no grupo e aguardamos a revisão dos supervisores para saber quem foi selecionado.
  • Demorou bastante para ter o retorno, e quando nos contactaram de novo foi para dar a boa notícia que gostaram do trabalho de todos e conseguiram nos encaixar em diferentes áreas da organização.
  • Depois preenchi algumas informações que o RH me pediu a respeito de confidencialidade e confirmação de documentos, e desde de Abril desse ano estou trabalhando com eles como Curriculum developer. 🙂

Nota: Todo o processo seletivo com eles foi em inglês porque a ONG é baseada na Índia.

 

Olha a minha fotinha no site oficial da Arise Impact como membro da equipe. ❤

4.png

 

 

Em breve irei compartilhar um pouco como tem sido minha experiência na Arise, mas até agora espero ter contribuído um pouco com a sua aplicação para uma vaga para trabalho voluntário online da ONU. 🙂

Como sempre, qualquer dúvida pode me escrever!

 

Um abraço!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: