Pular para o conteúdo

Mergulhando com tubarão em Providência – Colômbia


Fui para a Colômbia em Setembro do ano passado para ser madrinha de casamento de uma amiga que conheci na África do Sul em 2013. O casamento foi em Bogotá capital do país, e é claro que para aproveitar a viagem decidi fazer alguns passeios pela Colômbia que desde sempre esteve na minha lista. 🙂

Dentro das minhas pesquisas, a visita a ilha de San Andrés estava com um preço muito convidativo, e devido a isso planejamos uns dias depois do casamento para ir pra lá. Fomos eu, meu namorado e uma amiga brasileira que também foi madrinha comigo no mesmo casamento. San Andrés é um paraíso, mas se você faz mergulho com cilindro é um paraíso a parte, os corais de San Andrés, a temperatura da água e a visibilidade são de deixar qualquer leigo de queixo caído.

Aproveitando a proximidade com San Andrés, fiz algumas pesquisas a respeito de Providência. Uma ilha que fica a mais ou menos 4 horas de barco de San Andrés, com paisagens parecidas, mas bem menor e menos muvucada (cheia de gente) do que San Andrés. Meu interesse por Providência também tinha razões peculiares, eu queria fazer mergulho com tubarão e sem jaula. :O

IMG_0243.JPG

San Andrés vista de cima

Já havia lido em alguns lugares sobre a possibilidade de mergulhar com tubarões do tipo galha-preta, e fiz várias pesquisas da melhor e mais segura agência de mergulho que faz esse tipo de atividade. Cheguei até a fazer pesquisas em sites aleatórios buscando registros de mergulho com tubarão que deram errado na região, mas não encontrei nada. Fiz essa pesquisa para me assegurar um pouco, porque apesar de ir com uma agência confiável, é o habitat dos tubarões e não o nosso, achei melhor ficar por dentro de todos os riscos.

Abaixo segue alguns detalhes da viagem e mergulho em Providência:

Como ir de San Andrés para Providência:

1) De avião: leva cerca de 30min

2) De Catamarã (barco grande): leva cerca de 3 horas

Minha opção foi de Catamarã, por duas razões:

1. Preço (metade do valor praticamente )

2. Eu pretendia mergulhar em Providência, e devido à descompressão eu não poderia voar tão perto do mergulho. E só teria duas noites em Providência.

Por causa do furacão na América Central bem no momento que eu estava lá, estava com pouco vento na semana que eu fui, e por isso a viagem de três horas de catamarã que podia chegar á 5 horas, levou só duas horas e meia. Tomei dois dramin (remédio pra dormir/enjoo) e fui ser feliz.

Indo de San Andres pra Providência eles também dão um saquinho de água e um remédio pra enjoo haha vi muitos vídeos e relatos que a galera passa bem mal, mas eu dei muita sorte.

 

MERGULHANDO COM TUBARÃO

Eu já havia lido sobre o Felipe’s diving, que é uma agência de mergulho local e que é bem conceituada! Conversei por eles por e-mail e depois por WhatsApp e deu tudo certo. Custou cerca de CO 180.000 o mergulho, menos de R$200,00 um mergulho em água transparente e quentinha. Maravilhoso!

Eu já tenho curso, mas se você não tem curso de mergulho com cilindro, aproveite e faça o OPEN WATER (nome oficial do curso certificado pela PADI) por San Andrés ou Providência que é bem mais barato que no Brasil, e sério, vale muito a pena! Da pra fazer um mergulho de Discovery só pra conhecer, mas o curso te da muito mais confiança e você vai aproveitar bem mais!

DCIM100GOPRO

Céu e mar em Providência

Como funcionou o mergulho

 

Saímos de bote da praia onde fica a agencia do Felipe’s diving (clique aqui para acessar o site), todo mundo lá foi muito gentil e muito simples ao mesmo tempo, você se sente confortável e sem frescura. Um ponto importante para quem esta acostumado a mergulhar é que é você que carrega e prepara todo o seu equipamento incluindo o cilindro (claro que se você não tiver experiência eles vão te ajudar 🙂 )

Quando estávamos no barco um dos instrutores nos passou algumas regras de segurança já que iriamos ver tubarões. Ele disse para mantermos a calma porque eles sempre fazem mergulho lá e é bastante tranquilo e seguro. E nos pediu para não ficar mexendo muito os braços ou esticar os braços com o pau de selfie da gopro/câmera por exemplo porque o tubarão pode confundir o nosso braço e morder. u.u

Para quem mergulha, sabe que todo mundo que esta começando tem o hábito de ficar mexendo os braços, isso porque no começo você ainda está habituado ao mergulho sem cilindro e não sabe (ou frequentemente esquece) que para efetuar o mergulho da melhor forma não precisa do braço e sim de bater bastante a perna e controlar a respiração, porque os braços não fazem diferença (você não ganha velocidade e só cansa mais rápido). MAS como eu ia dizendo, todo mundo mesmo com experiência se esquece as vezes. Agora me pergunta se nesse mergulho com tubarão depois dessa dica eu não aprendi e nunca mais bati os braços durante o mergulho? hahaha Câmera e braços colados no meu corpo. 🙂

Depois de aproximadamente 30 minutos de navegação paramos no ponto do mergulho e mesmo tendo apenas o curso básico eu já mergulhei mais de 20 vezes (o que não é tão pouco) , porém em nenhuma das vezes entrei no mar caindo de costas na água. Bateu um medinho, mas quando me joguei foi a melhor sensação! O nosso grupo era pequeno então iriamos afundar todos juntos, por isso como fui uma das primeiras fiquei esperando todos cairem na água. Havia um pouco de correnteza e então acabei me afastando um pouco do grupo, nesse momento tive uma leve sensação de pânico de ficar sozinha em alto mar em uma região com tubarão, mas um dos instrutores logo me alcançou e então me tranquilizei rs (você pode estar pensando: “mas você que quis ir mergulhar com tubarão”. Sim, você tem razão, mas na minha lógica eu que queria encontrar o tubarão, e não ser encontrada por ele 🙂 )

Logo afundamos, passamos por alguns corais e chegamos em uma área com areia no fundo e uma estatua de cristo com os braços abertos onde alguns pararam para tirar foto. Quando estávamos saindo de lá aparece o primeiro tubarão, com mais ou menos 1,5 metros e uma cara de poucos amigos. Fiquei anestesiada de ver essa criatura maravilhosa no seu ambiente. Logo depois começaram a surgir vários e ficaram nos acompanhando durante todo o mergulho.

DSC05057.JPG

André só ousadia e alegria

 

Na região do caribe onde fica Providência e San Andrés tem uma infestação de peixe leão (da foto que você vê abaixo), e para controle ambiental os mergulhadores do Felipe’s diving alimentam os tubarões com o peixe para tentar de alguma forma incluir o peixe no cardápio dos peixes grandes e diminuir o que virou uma praga na região. Li muito sobre isso a respeito e não encontrei informações de que essa prática não esta correta, mas o que é certo é que os tubarões te seguem o mergulho todo causa disso.

O meu namorado não queria de jeito nenhum mergulhar com tubarão (apesar dele amar mergulho mais do que eu), mas acabou topando ir comigo. A parte que não esperávamos é que os tubarões são bem curiosos e chegam bastante perto de você durante o mergulho, em alguns momentos chegam tão perto da nadadeira que parece que estão indo te cheirar como um cachorrinho (medo).

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Nessa foto que estou bem plena do lado do tubarão, na verdade meu namorado estava do meu lado. Quando olhei de novo vi só um tubarão e não ele, entrei em pânico e comecei a procurar pelo meu namorado já achando que tinha virado refeição de tubarão, quando encontrei ele o vi  tirando essa foto! Haha Ficou ótima, mas também fica na memória o susto.

 

DSC05070.JPG

 

Quando completou o tempo do primeiro mergulho voltamos para o bote, navegamos até uma outra região e realizamos um novo mergulho. Os dois mergulhos foram bem parecidos, e apesar da distância dos lugares em cada mergulho vimos o mesmo número de tubarões: 5. Foi uma experiência incrível e que se eu tiver a oportunidade com certeza irei repetir. 🙂

 

Dados do mergulho:

 

  • Temperatura fora da água: 33 graus célsius
  • Temperatura da água: 28 graus célsius
  • Visibilidade: 30 metros
  • Local do mergulho: Felipe’s place
  • Tempo de mergulho: Entre 35 e 45min
  • Número de mergulhos em providência: 2
  • Custo dos dois mergulhos: CO 180.000 (R$200,00 * Preço em Setembro de 2017)
  • Número de tubarões por mergulho: 5
  • Tipo de tubarão: Galha-preta
  • Tamanho dos tubarões: Entre 1,5 e 2,0 metros
  • Tipo de barco: Bote
  • Total de pessoas no barco: 8
  • Dive master: 2

 

IMPORTANTE

 

Respeite a natureza, é o habitat deles não o seu. Respeitando as chances de ocorrer algum acidente são bem menores. Converse como o instrutor, leia a respeito, mantenha a calma, respire e aproveite! Oportunidades assim são únicas na vida.

 

G0033230.JPG

Passando por uma caverna e atenta se não vem tubarão atras haha

Onde ficar:

 

Ficamos em Santa Catalina que é uma ilhazinha ao lado de Providência separada por uma ponte pequena. Como a ilha é bem pequena você pode alugar uma moto para passear e facilitar sua estadia, ou busque ficar hospedado próximo da região com mais atividades que você pretende fazer.

Eu costumo sempre fazer reservas pelo Booking.com (clique aqui para reservar em Providência) e super recomendo. Além de conseguir filtrar as melhores opções pelo preço, é um dos aplicativos com mais comentários de usuários, assim você consegue ter uma ideia do que esperar, dicas de melhor localização e facilidade para a sua viagem.

 

gopr3198.jpg

O por do sol na foto é em Santa Catalina, ilha ao lado de Providência onde nos hospedamos

 

Em breve darei mais dicas de como chegar em Providências, custos de passagem, refeição e transporte. 🙂 Aguarde!

 

Leia mais: Quer aproveitar todos os passeios na Colômbia com tudo planejado e com os melhores preços? Acesse Colombia4u clicando aqui. 🙂

 

Qualquer dúvida é só me escrever!

Abraços!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: