Pular para o conteúdo

Jaipur, a cidade rosa do Rajastão


Cheguei em Jaipur no dia 05 de Março por volta das 9h da manhã. Logo de cara eu amei a cidade, principalmente por comparar com a assustadora madrugada em New Delhi, depois eu voltei para New Delhi e gostei muito da cidade! Vou falar mais disso depois.

Mas voltando a Jaipur, a cidade rosa capital do Rajastão, a cidade dos Marajás. De dentro do carro chegando a cidade já demos de encontro com a Índia que todo mundo imagina, elefantes nas ruas, macacos, vacas, mulheres usando sári, tuk tuk, vacas, palácios, feiras, transito, e mais vacas. A cidade é encantadora.

Não sei se você é noveleiro, mas provavelmente já deve ter ouvido falar naquela novela “Caminho das Índias”. Pois então, foi pelas ruas de Jaipur que Maya costumava arrastar o Sari, e em muitos lugares da cidade foram gravadas cenas da novela.

foto 13 maya jaipur

Cena da novela “Caminho das Índias”. (Imagem: Globo.com)

A cidade também ficou famosa por ter sido cenário daquele filme “O fantástico hotel Marigold”, onde um dos atores é aquele menino que faz “Quem quer ser um milionário”. O guia que nos acompanhou nos seis primeiros dias da nossa viagem, estava no lugar certo e na hora certa e acabou fazendo figuração no filme!

foto 12 marigold

Cena do filme “O fantástico hotel Marigold”. (Imagem: cinemanet)

O que fazer em Jaipur:

Templo dos macacos

É um dos lugares que mais gostei em Jaipur. O templo é um pouco afastado da cidade então você precisa ir de carro. Chegando no templo compre umas bananas nas feirinhas ao redor do templo, porque la dentro você só vai encontrar amendoim para comprar e dar aos macacos. Custa em torno de 50 rúpias então vale a pena.

Do topo do templo você tem uma vista da cidade que é linda. Se você tem medo de macaco deixe a comida com outra pessoa, porque eles vão te seguir e até subir em você. Se você não tem medo, diverta-se! A única recomendação é apenas estender a mão ao oferecer a banana ou amendoim, não puxe a mão de volta, apenas estenda que ele vai pegar a comida e sair.

IMG_1878

Concentração e equilibrio haha (Imagem: Tamyres)

IMG_1944

Vista de Jaipur a partir do Monkey Temple.

A entrada custa em torno de 200 rúpias. E você precisa pagar 50 rúpias por câmera.

City Palace – Palácio do Rei

Fica no centro de Jaipur, no coração da Pink City. É onde ainda vive a família real de Jaipur. O palácio foi construído entre 1729 e 1732, inicialmente por Sawai Jai Singh II. A construção é linda, com portas decoradas, a guarda real, quadros e artefatos da realeza, vale a pena conhecer.

DCIM100GOPRO

City Palace (Mar-2015)

Custa em torno de 200 rúpias. Se você falar um pouco de inglês o lugar é auto-explicativo e por isso você não precisa de guia (em todos os lugares turísticos você encontrará guias oferecendo seu serviço).

Amber Fort

Localizado em Amber (se pronuncia Amer) a 10 Km de Jaipur, o Amber Fort é uma construção espetacular. Man Singh, um dos primeiros generais do imperador Akbar iniciou a construção da fortaleza-palácio de arenito vermelho e branco em 1592. Foi construído no estilo artístico Senibinanya, combinando elementos do hinduísmo e simetria Mughal por toda parte.

Criada principalmente como um lugar seguro, as paredes fortemente estruturadas poderia defender os residentes dentro das muralhas do forte.

IMG_2166

Amber Fort (Mar-2015)

Fica um pouco afastado do centro então você precisa ir de carro. Chegando lá, para subir até o Fort você pode ir de escada ou de elefante. La dentro além de elefantes você consegue ver o encantador de cobras, Jaipur é a principal cidade na Índia onde você poderá ver essa atração.

Eu não recomendo ir de elefante, são sempre duas pessoas que vão no elefante, e eles passam o dia todo subindo e descendo do fort carregando turistas. Você consegue ver a expressão triste neles e o quanto estão cansados e machucados. Durante o trajeto vai ver muitos indianos tirando fotos de você encima do elefante para te vender depois. Eles vão começar oferecendo 10 fotos por 1000 rúpias e no final você consegue comprar tudo por 200 rúpias. Eu fui nesse passeio porque já havia pago e não sabia como seria, mas eu não faria de novo.

DCIM100GOPRO

Amber Fort (Mar-2015)

Se você quer ver elefantes, vá até o local onde eles ficam descansando. Fica a 5 minutos andando do Amber Fort e lá você pode dar comida para os elefantes, passar a mão, abraçar e tirar fotos. Como tudo na Índia, para isso você precisa pagar, o que saíra em torno de 400 rúpias por pessoa.

Um outro lugar que você pode ir é a vila de elefantes, eu não consegui ir lá, porém você pode dar banho nos elefantes, fazer pintura neles e andar de elefante sem machucar ou cansar ele. Isso sairá em torno de 600-700 rúpias. Nesse local você também pode trabalhar como voluntário.

IMG_2297

Local onde os elefantes ficam, próximo ao Amber Fort.

Um dos templos que eu mais gostei na Índia é o Templo de Shila Mata que fica bem próximo ao Amber Fort. O templo é dedicado à Deusa Kali e foi construído no século 16. Tem uma arquitetura espetacular!

IMG_2236

Templo de Shila Mata. (Imagem: Mayara)

IMG_2247

Entrada do templo. (Imagem: Mayara)

Quantos dias ficar em Jaipur

Quatro dias é suficiente para você conhecer tudo, cinco dias no máximo se você quiser fazer as coisas com mais calma. Uma coisa importante a se considerar é começar a contagem dos dias em Jaipur um dia depois da sua chegada a cidade. Considere sempre um dia para a chegada e um dia para a saída da cidade, para que você possa descansar. A minha viagem na Índia foi cansativa porque eu não segui esse conselho.

Compras

A regra na Índia é pechinchar, peça desconto em tudo! E não pense que você fez um bom negócio ao conseguir chegar a 50% do valor que o vendedor pediu. Em uma loja um vendedor pediu 2500 rúpias (cerca de 45 dólares) por uma blusa e um lenço, eu pechinchei e pechinchei, até ele cansar, peguei da minha bolsa 1000 rúpias e entreguei a ele dizendo que era o que eu ia pagar, ele aceitou e eu levei a blusa e o lenço por menos da metade do preço. Evite sair as compras com um guia, ele vai te levar a lojas mais arrumadas, e em todo lugar que ele te acompanhar o preço vai subir porque o lojista precisa pagar uma comissão a ele. Uma boa dica é usar o TripAdvisor para pesquisar lugares para comer, comprar e passear.

Transporte

Você pode contratar um motorista ou pode andar de tuk tuk. Quando estiver no hotel ou no restaurante, é só pedir para chamarem um tuk tuk para você. Sempre negocie o preço antes de entrar, se ele cobrar mais de 50 rúpias por pessoa em um trajeto dentro da cidade procure outro tuk tuk ou negocie com ele.

IMG_1824

Tuk Tuk.

Como chegar

Jaipur faz parte do triangulo dourado: New Delhi, Jaipur e Agra. Você pode ir de carro, trem ou avião. Fica a cerca de 5 horas de New Delhi e a uma hora se você for de avião.

Onde ficar

Sempre pesquiso pelo booking.com, mesmo com outros sites de busca, isso porque no booking encontro sempre mais avaliações de hospedes e isso conta muito na minha escolha. Uso o filtro de nota dos hospedes + preço mais baixo e faço a festa. 🙂

 

Ficou alguma dúvida? Comenta no post que eu ajudo a esclarecer! :o)

Até a próxima!

Próximo tema

Crianças em Jaipur

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: