Quero ser voluntário

Há cerca de dois anos comecei a ser voluntária em São Paulo como doutora palhaço, e em 2013 fui para a África para ser voluntária com animais e com crianças.

Muitas pessoas me perguntam como eu encontrei esses projetos e o como funcionam. A resposta é simples: Google! Porém…com tanta informação, as vezes fica difícil encontrar um caminho. Por isso decidi criar uma página aqui no Blog para falarmos apenas de trabalho voluntário!

IMG_8574

Trabalho voluntário com crianças em Cape Town, Africa do Sul – 2013

IMG_8296

Trabalho voluntário com animais em Port Elizabeth, Africa do Sul – 2013

IMG_5087

Trabalho voluntário como doutor palhaço em hospitais. (ONG Canto Cidadão)

Informações úteis:

1) Você recebe pra fazer trabalho voluntário?

R: Não! Pelo menos não em dinheiro. Um amigo coordenador da ONG Canto Cidadão costumava dizer que no trabalho voluntário você recebe o que foi buscar! 🙂 Se foi buscar compreensão, vai encontrar compreensão. Se foi buscar uma visão diferente, vai encontrar uma visão diferente.

2) Você precisa pagar para ser voluntário?

R: Em alguns casos sim, você paga uma taxa de participação para a ONG que gerencia o trabalho que você escolheu. Se você for fazer trabalho voluntário em outra cidade ou país, é você quem arca com os gastos de acomodação, transporte e alimentação. Lembre-se: Você esta indo para ajudar e eles precisam da sua ajuda, por isso não podem assumir as despedas do voluntário.

3) Como posso contribuir?

R: -Trabalhando em organizações sociais.

– Participando de campanhas. Ex: Doação de sangue, roupa, brinquedos…

– Realizando ações individuais.Ex: Estimulando atividades sociais.

4) Por que fazer trabalho voluntário?

R: Além de estar contribuindo para melhorar o mundo, muitas empresas enxergam o trabalho voluntário como um diferencial no currículo, pois demonstra que a pessoa tem iniciativa, se preocupa com causas sociais, e se adapta aos diversos tipos de ambientes e pessoas. Gosto de uma frase que diz:” Se você quer mudar o mundo, comece sendo voluntário!”.

Como encontrar trabalho voluntário?

No Brasil: 

  • Canto Cidadão – É a ONG onde eu comecei a fazer trabalho voluntário como doutora palhaço em hospitais. Além do projeto Doutores Cidadãos a ONG ainda tem diversos projetos sociais, palestras para empresas, cursos de teatro, dentre outras atividades. É uma organização seríssima e que atua na cidade de São Paulo.
  • Atados – É uma plataforma social que conecta pessoas a organizações. É como se fosse uma rede social para trabalho voluntário, onde você pesquisa a área que você quer atuar e eles te encaminham para um projeto cadastrado. A plataforma atua em São Paulo, Curitiba e Brasilia. No entanto, tem opções de trabalho voluntário online para quem esta fora dos estados.
  • ONG’s Brasil – Encontrei esse site através do meu amigo Google e gostei muito.Nesse site você encontra ONG’s para trabalho voluntário em todo o Brasil, selecionando a partir da sua cidade ou do tipo de atividade de trabalho que você deseja.
  • Teto – A organização iniciou no Chile e hoje atua em 17 países na America Latina e Caribe, incluindo o Brasil. A organização busca superar a situação de pobreza em que milhões de pessoas vivem, através da ação conjunta de seus moradores e voluntários na construção de moradias em comunidades carentes.

No Exterior:

  • International Volunteer HQ – Eu ainda não fiz trabalho voluntário por essa organização, mas morro de vontade. Tem diversas opções de trabalho voluntário em 30 países diferentes, com um preço justo se você for comparar com as agencias do Brasil. E o mais importante, é segura. Tem diversos grupos do HQ International volunteer no Facebook, onde você pode conversar com quem pretende ir ou tirar dúvidas com quem ja foi.
  • Volunteer Vacations – É uma organização brasileira mas que atua com oportunidades de trabalho voluntário no Brasil e em mais 13 países (incluindo Africa, Tailândia e Índia). Das agencias no Brasil que eu conheço, essa é uma organização que eu decidi indicar porque venho acompanhando o trabalho deles a algum tempo, e ainda pretendo trabalhar com elefantes na Tailândia com essa agencia. Além do fato que acredito ser importante valorizarmos as boas iniciativas no Brasil.
  • Southern Ambition Africa – É uma agencia situada em Cape Town, e por onde eu fiz trabalho voluntário na África do Sul. A agencia tem uma pagina no facebook com o nome: Southern Ambition Africa – Brasil. Trabalham na Southern gente do Brasil, Colombia, Suecia, Africa…o que facilita o suporte para quem vai viajar. Me ajudaram muito enquanto estive na África e tenho contato com eles até hoje. A Silvia, uma brasileira que trabalhava la na época que eu fui, já voltou para o Brasil e somos boas amigas até hoje!

As organizações que eu listei acima, são as que eu conheço e que venho acompanhando a algum tempo e por isso recomendo. Existem muitas organizações boas que provavelmente eu não conheço, mas conforme eu for estudando, vou acrescentando a lista.

Infelizmente, para o outro lado da moeda, existem instituições que não são sérias e por isso é sempre importante pesquisar muito e buscar referencias.

Principalmente se tratando de trabalho voluntário com animais fora do país, todo cuidado é pouco. Em alguns casos além de não ser seguro para o voluntário, algumas reservas mantém um número grande de filhotes durante o ano todo para atrair turistas e voluntários, quando esses bichinhos crescem são enviados para reservas de caça para liberar espaço no parque, e assim manter o ciclo de filhotes. Vou falar mais sobre isso em outro post!

Ficou alguma dúvida? Comenta no Post que eu ajudo a esclarecer!

Até a próxima” :o)

12 comentários sobre “Quero ser voluntário

  1. Pingback: A dura verdade sobre a crise dos refugiados e os voluntários internacionais | Arrumando a mochila

  2. Pingback: Tudo o que você precisa saber para ser voluntario no exterior com refugiados | Arrumando a mochila

  3. Boa tarde !

    Quero fazer trabalho voluntário em 2018 , sei que está longe ainda , porém sei que tenho que guarda um dinheiro para isso .
    O meu objetivo é África do Sul para trabalha com crianças e animais .
    Precisa ter faculdade para fazer trabalho voluntário , fala inglês ?
    Qual o valor +- para isso ?
    Penso em fica de 2 a 3 meses .
    Sou de São Paulo !

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Andreia, conversamos pelo facebook mas vou responder por aqui também! 🙂
      -não precisa ter faculdade
      – na África do Sul se fala inglês, então é importante falar um pouco pra aproveitar a experiência
      – o valor varia de agencia para agencia, mas recomendo buscar uma por lá! Fica até 50% mais barato do que fechando no Brasil
      – quando fui em 2013, tirando a passagem aérea- ficou em R$3000 tudo incluso (acomodação + refeição + transporte)

      Qualquer coisa me manda e-mail: maycarvalhocc@hotmail.com ou arrumandoamochila@gmail.com

      Boa sorte 😘

      Curtir

  4. Olá!
    Sou voluntária na ONG Compartilhando Riso aqui em São José dos Campos.
    Vou para Cape Town em setembro, amaria poder ser voluntária lá tbm durante esses dois meses que passarei lá.
    Poderia me ajudar?
    Desde já muito obrigada!!
    E parabéns pelo seu trabalho!!
    Bjos!!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Pingback: Comemoração 1000 visitantes! <3 | Arrumando a mochila

  6. Pingback: Quando eu escolhi a África do Sul | Arrumando a mochila

  7. Pingback: Inspiração  | Arrumando a mochila

  8. Pingback: Crianças e doações na Índia | Arrumando a mochila

  9. Pingback: Dia mundial da criança  | Arrumando a mochila

  10. Pingback: Como planejar a sua viagem! | Arrumando a mochila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s