Pular para o conteúdo

A história do Holi


Comemorado em toda a Índia desde os tempos antigos. Originalmente, o Holi era um festival agrícola que comemorava a chegada da primavera. Este aspecto ainda desempenha um papel significativo no festival sob a forma de pós coloridos. Holi é um período entre homem e natureza, onde jogam fora a escuridão do inverno e se alegram com as cores e a vivacidade da primavera.

Holi comemora também vários eventos da mitologia Hindu. Diz a lenda que um rei malvado chamado Hiranyakashipu era o rei dos demônios; imortal e arrogante, ele fazia com que todos os seus súditos o idolatrassem como a um Deus. Ele tinha uma irmã de nome Holika que, de maldade, não ficava atrás. Ele proibiu seu filho Prahlad de adorar o Deus Vishnu, mas ele continuou devoto e fazendo orações ao Deus. Um dia, o rei ficou zangado, e decidiu com a ajuda de sua irmã matar seu filho. Hiranuakashipu desafiou Prahlad a entrar em meio ás chamas com a sua tia Holika que acreditava ser imune ao fogo. Prahlad aceitou o desafio e orou a Vishnu para mantê-lo seguro. Quando o fogo começou, todos ficaram espantados ao ver que Holika foi queimando até a morte, enquanto Prahlad sobreviveu sem uma cicatriz. De acordo com alguns relatos, Vishnu pôs fim a imortalidade de Hiranyakashipu, enquanto Holika antes de sua morte implorou por perdão, então ele decretou que ela seria lembrada todos os anos no Holi através da fogueira. Foi assim que surgiu o Holi Festival, um dia de homenagem ao Deus Vishnu e a celebração da chegada da primavera.

Hiranyakashipu foto 7

Rei Hiranyakashipu. (Imagem: vivekananda)

Prahlad

O Deus Vishnu reconhecendo Prahlad por sua fidelidade. (Imagem: deily)

Holika

Holika e Prahlad na fogueira. (Imagem: indiamarks)

fogueira holika

Tradicional fogueira de Holika. (Imagem: inexplores)

Uma lenda alternativa envolve Lord Shiva, um dos principais deuses hindus. Shiva é conhecido por sua natureza meditativo e suas muitas horas passadas na solidão e meditação profunda. Madana, Deusa de amor, decidiu testar a sua determinação e apareceu a Shiva sob a forma de uma bela ninfa. Mas Shiva reconheceu Madana e ficou muito irritado. Em um acesso de raiva ele atirou fogo através de seu terceiro olho e reduziu-a a cinzas. Isso às vezes é considerado como base para fogueira do Holi.

madana

Shiva e Madana. (Imagem: hinduhumanrights)

O festival de Holi, também está associado com o amor duradouro entre o Lord Krishna (uma encarnação de Vishnu) e Radha. Segundo a lenda, o jovem Krishna queixou-se a sua mãe Yashoda sobre o porquê de Radha ser tão justa e ele tão sombrio (dark). Yashoda aconselhou-o a aplicar coloração no rosto de Radha e ver como sua pele iria mudar. Devido a isso ser associado com Krishna, Holi é prorrogado por um longo período em Vrindavan e Mathura, duas cidades com a qual Krishna está intimamente filiado.

yoshoda

Yoshoda e Krishna. (Imagem: imgbuddy)

radha

Krishna e Radha. (Imagem: taramullarkey)

Significado Cultural

São celebradas várias lendas associadas ao Holi para tranquilizar as pessoas do poder da verdade, onde o moral das histórias reflete a vitória do bem sobre o mal. A lenda de Hiranuakashipu e Prahlad também aponta para o fato de que a extrema devoção ao Deus quando verdadeira, é recompensada.

Todas essas lendas ajudam as pessoas a seguirem uma boa conduta em suas vidas, e a acreditarem na virtude de serem honestas. Isso é extremamente importante na sociedade moderna de hoje, quando tantas pessoas recorrem a práticas ruins para terem pequenos ganhos e torturam quem é honesto. Holi ajuda as pessoas a acreditarem na virtude de ser verdadeiro e honesto e também para lutar contra o mal.

Além disso, Holi é comemorado em uma época do ano quando os campos estão em plena floração e as pessoas estão esperando uma boa colheita. Isto dá ao povo um bom motivo para se alegrar, e entrar no espírito do Holi.

Significado Social

O significado do Holi ajuda a aproximar a sociedade em conjunto e a fortalecer o  país, pois o festival é celebrado por hindus e não-hindus, e todo mundo gosta de fazer parte da festa de diversão e cores.
Além disso, a tradição do Holi é que mesmo os inimigos podem se transformar em amigos, e esquecer qualquer sentimento de dificuldades que pode estar presentes. Neste dia as pessoas não fazem distinção entre ricos, pobres e castas e todo mundo comemora o festival com um espírito de cordialidade e fraternidade.
À noite, as pessoas visitam amigos e parentes e trocam presentes, doces e saudações. Isso ajuda na revitalizar relacionamentos e a fortalecer vínculos emocionais entre as pessoas.

Quando acontece?

No Hinduísmo, Holi (também chamado Holaka ou Phagwa) é um festival anual comemorado um dia depois da lua cheia no mês Hindu de Phalguna (entre Fevereiro e Março). O festival celebra o início da primavera e o triunfo do bem sobre o mal.

Leia mais no post: “Holi festival em Jaipur, a linda cidade rosa do Rajastão”.

Ficou alguma dúvida? Escreve no post que eu ajudo a esclarecer! 🙂

Até logo!

PRÓXIMO TEMA

Jaipur

IMG_2054

Em Jaipur (Imagem: Mayara)

1 Comentário »

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: