Holi festival em Jaipur, a linda cidade rosa do Rajastão

No Hinduísmo, Holi (também chamado Holaka ou Phagwa) é um festival anual comemorado um dia depois da lua cheia no mês Hindu de Phalguna (entre Fevereiro e Março). O festival celebra o início da primavera e o triunfo do bem sobre o mal.

O Holi é distribuído ao longo de dois dias (que costumava ser cinco, e em alguns lugares mais). Milhões de indianos se reúnem e pintam casas, ruas e pessoas, escondendo as tristezas sob guerras de cores. Por todo um dia, a regra é brincar, atirar pós e tintas coloridos e esquecer a hierarquia de castas.

Holi preenche assim, lacunas sociais e une as pessoas: empregados e empregadores, homens e mulheres, ricos e pobres, jovens e velhos. Um provérbio comum ouvido durante Holi é o “Holi hai” que significa “não me sinto ofendido, é Holi”. Os preparativos para o festival começam alguns dias antes, quando a população começa a juntar madeira para acender a fogueira na noite em que acontece o Holi. Uma boneca de Holika é queimada nela; uma maneira de refazer a história que inspira o festival (eu conto a história em outro post!). No sul da Índia, as celebrações são mais religiosas, enquanto no norte, mais exuberantes.

Dado essa introdução, chegamos no momento em que eu escolhi a data para ir a Índia. A data do dia 03 de Março de 2015 foi escolhida a partir do calendário Hindu onde eu tinha a informação de quando seria o Holi Festival, e sendo assim, comecei o meu planejamento!

Chegamos em Jaipur pela manhã do dia 05 de Março, e por volta das 18:00 fomos ver uma das fogueiras que os indianos fizeram e que faz parte do primeiro dia do Holi. No dia seguinte, acordamos cedo e saímos do hotel para celebrar o Holi com os outros indianos.

Para a primeira parte da celebração nós fomos para a casa da família da Meena, onde junto dos familiares dela brincamos com os pós coloridos e comemos bastante uma comida bem típica dessa celebração.

Comida típica do dia da celebração. (Imagem: Mayara)

Comida típica do dia da celebração. (Imagem: Mayara)

foto 6 holi

Celebrando o Holi com a familia da Meena! 06/mar/2015

Na segunda parte da celebração fomos para um mercado local, onde tinha muita música, todos pulando, cantando, dançando, jogando pó colorido, jogando água… La apesar de ter bastante criança e algumas mulheres, a grande maioria eram de jovens e homens e como o Holi é um dia de festa, os garotos bebem bastante álcool e chegam te abraçando, puxando, e por isso acabou ficando um pouco perigoso. Mas foi muito divertido, uma das melhores partes do dia!

IMG_1520

Sweet girl – Holi 2015 (Imagem: Mayara)

IMG_1538

Celebração do Holi em um mercado de Jaipur. (Imagem: Mayara)

A música é extremamente contagiante divertida, recomendo de olhos fechados ir para a Índia celebrar o Holi.

DCIM100GOPRO

Little boys (Imagem: Tamyres)

Lembra do que escrevi sobre o medo que estávamos dos motoristas no post “Chegando em New Delhi”? Então…

Olha a gente comemorando com a família imensa e incrível deles! haha No final descobrimos que um dos motoristas (o do bigode) é irmão do guia, e que o motorista que apareceu com ele era cunhado dele!

DCIM100GOPRO

Celebrando o Holi em 06/mar/2015 (Imagem: Tamyres)

IMG_1747

Celebrando o Holi em 06/mar/2015.

Fomos super bem recebidas pela família deles. Estávamos comendo novamente quando eu ouvi um som de tambor que vinha da rua, e comentei com eles que a música parecia brasileira, passou alguns minutos, eles apareceram com o músico e fizemos uma festa no terraço da casa.

IMG_1704

Com as crianças no Holi festival 2015

IMG_1735

Holi 2015

Quando você ia jogar o pó em alguém é uma tradição dizer: “HAPPY HOLI” (Feliz Holi)!Quando você diz isso para alguém a pessoa te responde com: “The same to you!” (O mesmo para você)…e vice-versa.

Fiquei até famosa! Olha como eu fiquei no final do Holi e fui parar no Instagram da cidade de Jaipur! 😀

Apresentação1

Volto a dizer que foi uma experiência incrível e espero celebrar o Holi na Índia novamente!

Namastê!

PRÓXIMO TEMA:

A História do Holi Festival

INDIA-RELIGION-FESTIVAL-HOLI

Crianças vestidas dos deuses Lord Krishna e Radha. (Imagem: popsugar)

2 comentários sobre “Holi festival em Jaipur, a linda cidade rosa do Rajastão

  1. Pingback: A história do Holi | Arrumando a mochila

  2. Pingback: Chegando em New Delhi | Arrumando a mochila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s