Como planejar a sua viagem!

Planejar a sua viagem, é o primeiro grande passo para a sua nova experiência. Eu particularmente AMO planejar, pesquisar, montar roteiros, ler sobre o lugar, buscar informações e pesquisar preços. Da um pouco de trabalho, mas é como se por exemplo ao invés de você contratar um decorador pra sua casa, você mesmo põe a mão na massa e escolhe com cuidado o que combina com você ou não.

Isso vale não somente para uma viagem que você vai por conta própria, mas para uma viagem que você decidir fechar por um agencia por exemplo. Sempre pesquise sobre os lugares para você saber se é o seu interesse ou não, se a agencia não for flexível…pula pra outra! 😉 O importante é se divertir e aproveitar ao máximo sempre.

Em um curso de gerenciamento de projetos que eu fiz no ano passado, eu aprendi três princípios básicos para um projeto: Escopo, Tempo e Custo. Isso também pode ser aplicado para o planejamento de uma viagem, que acaba se tornando o seu projeto particular!

Bom, vamos resumir.

custo tempo escopo

Triangulo do planejamento de viagem

O seu planejamento de viagem é como se fosse um triângulo com os três lados iguais. Se você precisar aumentar ou diminuir um dos lados, vai acabar mudando os outros dois.

ESCOPO 

Nada mais é que o seu planejamento. Onde você quer ir, por quantos dias e quanto pretende gastar. Se por exemplo, no meio do caminho você decide mudar o roteiro, você pode afetar  um ou os outros dois lados do triangulo e acabar gastando mais, precisando aumentar ou diminuir o tempo da sua viagem.

Exemplo: No seu escopo (planejamento) você não estava considerando um passeio e decidiu ir. Sendo assim, vai precisar gastar mais do que o planejado.

TEMPO

Segue o mesmo conceito. Se você planejou sua viagem com um número de dias e precisa de repente aumentar ou diminuir o número de dias, pode ser que você precise mudar o escopo (o planejamento), e pode ser que você gaste mais ou menos que o planejado.

Exemplo: Você faz um planejamento considerando visitar em um mês, cinco cidades diferentes. De repente você precisa reduzir o tempo para duas semanas. Você vai precisar mudar o escopo e reduzir alguns lugares, ou vai gastar mais para fazer as viagens de avião e conseguir conhecer tudo.

Isso aconteceu comigo na Índia, fui de New Delhi para Varanasi de trem em uma viagem de 17 horas. Iriamos ficar apenas dois dias lá e a viagem havia sido muito cansativa, então decidimos voltar para New Delhi de avião para poder aproveitar os outros lugares.

CUSTO

É o quanto você planeja gastar. Você já sabe para onde quer ir e quanto tempo vai ficar, e tudo isso é planejado com o seu orçamento, ou seja, o quanto você pode e esta disposto a gastar.

Exemplo: Se você planeja a sua viagem a meses, o preço da passagem já entrou no orçamento. Mas se por exemplo você decidiu trocar o destino pouco antes da viagem, vai ter um gasto maior com as passagens.

Exemplo 2: Se o seu orçamento diminui e você não pode gastar o quanto tinha planejado, vai precisar mudar o escopo e talvez ficar em um hotel 2 estrelas ao invés de um melhor. Pode ser também que precise reduzir o tempo da viagem, ou com a economia aumentar o tempo da viagem.

DICAS

Para economizar no hotel e não precisar fechar por agencias, entra no booking e pesquisa por lá o seu próprio hotel! Olha todos os comentários e vê se vale a pena ficar lá, tem vários filtros onde você pesquisa qual tipo e preço de hotel você quer. Vale super a pena! Dependendo do país, evite reservar se o hotel pedir que pague um percentual antes, pode ser que você não goste do hotel quando chegar e então poderá procurar por um outro. Sempre mantenha duas ou três opções, se não gostar do hotel, já tem uma referencia de outro.

Leia muuito sobre o lugar que você quer ir! Se quiser uma dica de algum lugar que eu ainda não escrevi aqui no blog, me escreve que eu busco informações e ajudo a esclarecer.

NOTA

Eu já planejava escrever sobre planejamento de viagem, porém decidi me antecipar depois que uma amiga que leu o blog me enviou um e-mail pedindo um help para planejar a sua viagem. Ela me falou que gostou de um post onde eu escrevi que ainda quero fazer trabalho voluntário com elefantes, ela gostou da ideia, e disse que gostaria de fazer o mesmo.

Ela me disse que quer ir em Julho, e como já estamos no finalzinho de Maio ela estava insegura se daria tempo e o que poderia fazer. Respondi o e-mail dizendo que com certeza da tempo. Mas assim como no triangulo, se o tempo é curto ela vai ter um custo um pouco maior com a passagem aérea principalmente por estar próximo da data.

Se tratando de trabalho voluntário com elefantes tem os seguintes países: África do Sul, Tailândia, Índia, Myanmar e Sri lanka. Pela proximidade da data, eu recomendaria Africa que esta mais perto do Brasil do que a Ásia, e sendo assim a passagem estaria mais acessível.

Ficou alguma dúvida? Me escreve que ajudo a esclarecer!

Até a próxima!

Abraços :o)

Um comentário sobre “Como planejar a sua viagem!

  1. Pingback: Algumas considerações sobre ser pobre | Arrumando a mochila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s