Pular para o conteúdo

Pequenas ações, grandes impactos.


cropped-img_9856.jpg

 

Não lembro o nome do filme sobre guerra que assisti onde ouvi a frase “Como as pessoas vêem o que fazem com a gente e não fazem nada?”, mas tenho pensado nela com uma certa frequência. E na Páscoa de hoje (21/04/19) tive uma experiência particular que me fez lembrar dessa cena.

Nessa manhã eu estava olhando o Facebook casualmente sem prestar muita atenção quando li o título de uma matéria dizendo: “A exploração de crianças escravas e a indústria do chocolate”, e pensei “Não pode se verdade”, e em seguida segui olhando o Facebook. Como uma bolha estourando na minha cabeça eu pensei “Não, espera. Não pode ser que eu seja uma das pessoas mencionadas no filme por serem apáticas a situação dos outros”, e decidi então pesquisar no Google a respeito.

Para o meu choque de realidade o tema é real, e então eu comecei ler diversos textos em diversos sites e idiomas, buscando fontes e informações sobre o tema. Descobri que grandes fabricantes de chocolate como Nestlé, Hershey’s e Mars se omitem da responsabilidade de onde o cacau que é ingrediente usado por eles vem, mesmo que tenha uma conexão direta com as piores formas de trabalho infantil, e escravidão.

Decidi então iniciar o trabalho pessoal de tomar consciência e responsabilidade da minha participação no mundo, como pessoa e como consumidora. Aprendi com o trabalho voluntário que ações individuais por menores que pareçam contribuem com o todo e ajudam a alcançar grandes resultados. Um exemplo disso é a escola que estamos construindo na Uganda com a doação de mais de 500 pessoas em Outubro de 2018 🙂 Você pode ler a respeito clicando aqui.

Não sei se foi coincidência ou não, mas durante essa semana lendo os posts da conta de Instagram da Thordis Elva, que é uma ativista, palestrante do TED e autora de um livro sobre perdão, li alguns stories seus a respeito do nosso impacto como consumidores no mundo. Ela falava a respeito de quanto lixo produzimos e no quanto o nosso consumo em roupas e comida impacta na conta final. Eu tive a mesma reação quando li o texto sobre a escravidão, e quis passar os stories para o próximo, mas decidi voltar e aprender um pouco mais.

Juntando os dois aprendizados dessa semana, escolhi um dia por vez aprender mais, agir e tomar pequenas decisões que podem fazer uma pequena diferença hoje, mas uma grande diferença a longo prazo. A indústria de chocolate certamente não é a única, por isso, pretendo pesquisar e tomar atitudes novas também com relação a marcas de roupa, de cosméticos, de comida e um passo por vez deixar um rastro de menos impactos negativos no nosso planeta (que por sorte dos outros planetas, esse é o único que habitamos).

Algumas ações simples, já podemos começar hoje:

1- Preste atenção em como você usa a água. Parece até aula do ensino fundamental, mas fechar a torneira enquanto escova o dente já faz um grande impacto no seu consumo. Leve uma garrafinha de água no trabalho ou na escola para evitar usar os copos descartáveis, dentre outros.

2- Recicle. Você pode ajudar a reduzir a poluição apenas por colocar a lata de refrigerante no lixo reciclável. Se você tiver que escolher entre dois produtos iguais, escolha o que usa menos embalagens. Se por exemplo uma empresa com 7000 trabalhadores reciclasse todo o lixo produzido em papel por ano, isso seria o equivalente a retirar 400 carros das ruas.

3- Deixe seu carro em casa. Caminhe ou vá de bicicleta onde for possível, no supermercado, na academia ou na farmácia. Você pode assim reduzir gases poluentes, e ao mesmo tempo queimar algumas calorias melhorando a sua saúde.

4. Olhe o que você compra. A sua refeição pode ter viajado milhares de quilômetros até chegar a sua mesa. Priorize mercados com produtos vindos de produtores locais, e priorize também produtos que não sejam processados. Produtos processados demandam diversos recursos que na conta final aumentam a poluição.

Vou compartilhando por aqui as minhas pesquisas, e dessa forma além de influenciar outras pessoas espero me manter cada vez mais engajada.

 

Vamos nessa? 🙂

 

Um abraço! Mayara

 

Fontes:

-https://foodispower.org/human-labor-slavery/slavery-chocolate/

-https://science.howstuffworks.com/environmental/green-science/save-earth-top-ten.htm

-https://www.realsimple.com/home-organizing/green-living/planet-friendly-tips

 

 

 

 

Deixe um comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: